Através deste tutorial você vai entender quem são os NPCs e como conversar com eles.
INTRODUÇÃO
Os habitantes permanentes do Tibia são geralmente referidos como "non-player characters" (personagens não-jogadores) ou simplesmente "NPCs". Eles são normalmente humanóides em aparência, mas ao contrário de jogadores, eles estão sempre por perto e não podem ser atacados. A maior parte dos NPCs são pessoas boas que vivem nas vilas, aldeias e cidades, mas você pode encontrá-los em qualquer lugar do Tibia. Existem até NPCs com forma de monstros! Enfim, eles podem ser prestativos de várias formas - eles podem fazer comércio com você, enviá-lo para uma missão ou fornecer informações valiosas. Alguns NPCs irão marcar seu automap com locais de interesse se você pedir por isso. A conversa com NPCs acontece sempre no canal NPCs.
É muito fácil identificar NPCs: quando você inicia uma conversa, receberá a resposta no canal NPCs. Além disso, todos eles andam lentamente (apesar de que alguns ficam imóveis) e quando você dá look neles não aparece informações sobre level ou vocação, apenas o nome do mesmo.
Alguns NPCs possuem roupa especial, como o King Tibianus.
Outros, como já dito, podem ter forma de animal.
CONVERSANDO COM NPCs
Você pode abrir o canal NPCs apertando a combinação Ctrl+O (e dando um duplo-clique sobre o canal). Mas não há necessidade. Sempre que você cumprimentar um NPC no Local Chat usando as palavras "hi" (oi) ou "hello" (olá) o canal será automaticamente aberto e a resposta aparecerá nele. A mensagem também irá aparecer acima do NPC, como mostra a imagem abaixo. No entanto, só é possível continuar a conversa, após o cumprimento, no canal próprio.
É importante lembrar também que os NPCs geralmente só respondem personagens que estão em uma área de 49 metros quadrados (considere cada quadrado como 1 metro quadrado), conforme a figura abaixo:
O NPC só irá te ouvir se você estiver dentro desta área.
DICAS GERAIS
Toda cidade possui um NPC guia que ajuda jogadores que estão chegando a achar os locais mais importantes, como depot e bank. Eles estão normalmente andando perto do porto da respectiva cidade. Esses NPCs podem ser reconhecidos pela palavra "Guide" na frente de seus nomes. Apenas as cidades Svargrond e Kazordoon não possuem guias, mas elas tem outros NPCs que dão algumas ideias gerais de onde alguma coisa é localizada. Para pedir que o NPC marque locais importantes da cidade no seu automap, diga "hi", "mark", "yes".
Tenha certeza de não dizer palavrões aos NPCs. Muitos deles são ofendidos facilmente e podem puní-lo severamente se você os insultar!
Guarda da cidade Thais lançando um feitiço
sobre o jogador que o insultou.
Não é necessário encerrar conversas com NPCs. Ao se afastar, a conversa será automaticamente encerrada. Alguns NPCs, no entanto, podem se sentir ofendidos com isso e te chamarem de mal educado. Apesar de não ser necessário, não custa nada falar um "bye" para eles. ;)
A maioria dos NPCs falam ou gritam no Local Chat quando algum personagem está por perto. Se você se sentir incomodado com isso você pode apertar a combinação Ctrl+I e adicionar o nome do NPC na lista de ignorados. Mas não faça isso, eles são legais
PALAVRAS-CHAVE COMUNS
- Hi/Hello (usado para iniciar a conversa)
- Trade (usado para fazer comércio com o NPC)
- Offer (usado para ver se o NPC tem interesse em algo, ou tem algo a oferecer)
- Mission (usado para pedir uma missão)
- Job (usado para perguntar seu trabalho)
- Name (usado para perguntar seu nome)
- Help (usado para pedir ajuda)
- Bye (usado para encerrar a conversa)
Antigamente não existia o canal NPCs e só era possível se comunicar com NPCs através do Local Chat (antes chamado de Default). Existiam dois super problemas: O NPC só conseguia atender uma pessoa de cada vez. Todos os outros que cumprimentavam o NPC ficam numa fila de espera para serem atendidos. Então quests grandes como a Pits of Inferno, em que é preciso durante um certo momento conversar com vários NPCs, atrasavam horas por conta disso. Também havia muito engraçadinho que para atrapalhar o jogo dos outros "bloqueava" o NPC, demorando muito para encerrar a conversa. A foto abaixo é de um exemplo típico daquela época. Vários jogadores, durante um test server, aguardavam sua vez para poderem viajar.
Isso mudou em 2008 quando foi lançado o Update 8.2. Com ele, sempre que um jogador fala com um NPC, o canal NPCs abre. Isso permite que vários jogadores possam conversar com um NPC ao mesmo tempo e assegura que falar com um NPC não possa mais ser "bloqueado" por jogadores mal-intencionados. Além disso, foi melhorada a forma como se faz comércio com NPCs. Antigamente, você precisava dizer no Local Chat a palavra "trade" e esperar o NPC responder quais itens ele vendia. Para negociar um item, você tinha que falar "Buy <nome do item>" ou "Sell <quantidade em números> <nome do item>". Ou seja, quando você chegava de uma hunt com um monte de itens você tinha que contar antes de vender. Isso finalmente mudou já que agora quando você diz a palavra trade para um NPC, uma nova janela se abre do lado direito da sua tela. Então, escolhendo Sell ou Buy você pode rapidamente ver quais itens você pode vender ou comprar, quantos você tem e qual preço ele paga. Uma barra também permite que você confortavelmente escolha o número de itens que quer negociar e verificar se tem dinheiro suficiente com você para fechar negócio.
Imagem que mostra com era antigamente e um dos problemas que podia acontecer.