Através deste tutorial você vai entender quem são os NPCs e como conversar com eles.
INTRODUÇÃO
Os habitantes permanentes do Tibia são geralmente referidos como "non-player characters" (personagens não-jogadores) ou simplesmente "NPCs". Eles são normalmente humanóides em aparência, mas ao contrário de jogadores, eles estão sempre por perto e não podem ser atacados. A maior parte dos NPCs são pessoas boas que vivem nas vilas, aldeias e cidades, mas você pode encontrá-los em qualquer lugar do Tibia. Existem até NPCs com forma de monstros! Enfim, eles podem ser prestativos de várias formas - eles podem fazer comércio com você, enviá-lo para uma missão ou fornecer informações valiosas. Alguns NPCs irão marcar seu automap com locais de interesse se você pedir por isso. A conversa com NPCs acontece sempre no canal NPCs.

É muito fácil identificar NPCs: quando você inicia uma conversa, receberá a resposta no canal NPCs. Além disso, todos eles andam lentamente (apesar de que alguns ficam imóveis) e quando você dá look neles não aparece informações sobre level ou vocação, apenas o nome do mesmo.



Você pode abrir o canal NPCs apertando a combinação Ctrl+O (e dando um duplo-clique sobre o canal). Mas não há necessidade. Sempre que você cumprimentar um NPC no Local Chat usando as palavras "hi" (oi) ou "hello" (olá) o canal será automaticamente aberto e a resposta aparecerá nele. A mensagem também irá aparecer acima do NPC, como mostra a imagem abaixo. No entanto, só é possível continuar a conversa, após o cumprimento, no canal próprio.


O NPC só irá te ouvir se você estiver dentro desta área.
DICAS GERAIS
Toda cidade possui um NPC guia que ajuda jogadores que estão chegando a achar os locais mais importantes, como depot e bank. Eles estão normalmente andando perto do porto da respectiva cidade. Esses NPCs podem ser reconhecidos pela palavra "Guide" na frente de seus nomes. Apenas as cidades Svargrond e Kazordoon não possuem guias, mas elas tem outros NPCs que dão algumas ideias gerais de onde alguma coisa é localizada. Para pedir que o NPC marque locais importantes da cidade no seu automap, diga "hi", "mark", "yes".


Guarda da cidade Thais lançando um feitiço
sobre o jogador que o insultou.
Não é necessário encerrar conversas com NPCs. Ao se afastar, a conversa será automaticamente encerrada. Alguns NPCs, no entanto, podem se sentir ofendidos com isso e te chamarem de mal educado. Apesar de não ser necessário, não custa nada falar um "bye" para eles. ;)
A maioria dos NPCs falam ou gritam no Local Chat quando algum personagem está por perto. Se você se sentir incomodado com isso você pode apertar a combinação Ctrl+I e adicionar o nome do NPC na lista de ignorados. Mas não faça isso, eles são legais
PALAVRAS-CHAVE COMUNS
- Hi/Hello (usado para iniciar a conversa)
- Trade (usado para fazer comércio com o NPC)
- Offer (usado para ver se o NPC tem interesse em algo, ou tem algo a oferecer)
- Mission (usado para pedir uma missão)
- Job (usado para perguntar seu trabalho)
- Name (usado para perguntar seu nome)
- Help (usado para pedir ajuda)
- Bye (usado para encerrar a conversa)
Antigamente não existia o canal NPCs e só era possível se comunicar com NPCs através do Local Chat (antes chamado de Default). Existiam dois super problemas: O NPC só conseguia atender uma pessoa de cada vez. Todos os outros que cumprimentavam o NPC ficam numa fila de espera para serem atendidos. Então quests grandes como a Pits of Inferno, em que é preciso durante um certo momento conversar com vários NPCs, atrasavam horas por conta disso. Também havia muito engraçadinho que para atrapalhar o jogo dos outros "bloqueava" o NPC, demorando muito para encerrar a conversa. A foto abaixo é de um exemplo típico daquela época. Vários jogadores, durante um test server, aguardavam sua vez para poderem viajar.


Imagem que mostra com era antigamente e um dos problemas que podia acontecer.